Alguns bairros de Porto Alegre possuem uma relação especial com a gastronomia. Um deles, sem dúvidas, é o Moinhos de Vento. O quadrilátero formado pelas ruas Dinarte Ribeiro, Hilário Ribeiro, Praça Maurício Cardoso e pela famosa Padre Chagas começou a se fortalecer como polo gastronômico no início dos anos 2000, conforme relembra Ana Zita, sócia-diretora da Barbarella Bakery.
Embora alguns acreditem que os tempos áureos ficaram para trás, restaurantes tradicionais e novos empreendimentos seguem apostando no bairro e em seus encantos culturais, como a arquitetura, a arborização e a boa comida.
O Moinhos de Vento foi, e ainda é, lar de estabelecimentos pioneiros em seus segmentos, caso da Barbarella que, há 19 anos, abriu as portas na Dinarte como a primeira padaria de fermentação natural da cidade. A escolha do ponto não foi em vão: Ana era apaixonada pelo ar bucólico da região e frequentadora de dois points clássicos: Puppi Baggio e do Sanduíche Voador, que fechou em 2009, deixando muitas saudades.
Leia mais em Gaúcha ZH.