Mesmo sem ser um expert, você pode se aventurar nas infinitas combinações de cores para levar diferentes sensações para seus ambientes. Para isso, é importante saber qual clima você quer levar para cada espaço, quais são os gostos e preferências de quem mora ou de quem mais frequenta o lugar, para, só então, chegar ao resultado final.
Muitos estudos comprovam que as cores possuem influência direta no centro psicológico dos seres humanos, e cada pessoa, de acordo com a sua sensibilidade, reage de uma maneira diferente. Mesmo sendo reações subjetivas, nosso subconsciente percebe detalhes que o consciente não consegue. Um exemplo são as cores quentes, que tem o poder de nos deixar mais alegres, transmitindo energia e força, enquanto as cores frias acalmam e relaxam.
AZUL: é uma cor terapêutica, provoca tranquilidade passiva nos ambientes. Por ser um tom altamente calmante, é ideal para ambientes de relaxamento.
LARANJA: cor da comunicação, do calor afetivo, da segurança e confiança. Estimula otimismo, entusiasmo e aumenta o apetite. Tons mais pálidos estimulam a descoberta e o desenvolvimento da criatividade.
AMARELO: cor de grande energia. É quente, expansiva e ativa a mente para abrir novas ideias. É excelente para ambientes de atividades intelectuais, como escritórios e salas de estudo.
Mesmo não apresentando o significado de todas as cores, conseguimos perceber que, assim como os elementos construtivos e de volume são importantes para compor um projeto arquitetônico, as cores nas superfícies, detalhes, decoração e mobiliário impactam diretamente na experiência dos moradores, interferindo nas sensações e emoções. Vale lembrar que, além das cores, a iluminação também exerce grande influência, mas isso é um outro assunto.
Gostou? Leia a matéria completa em https://construtorauna.com.br