Para os que amam plantas: 5 opções para você cultivar no inverno
A temperatura caiu e o frio veio para trazer aquela vontade de estar mais e mais no aconchego do lar. Para aqueles que amam usar plantas na decoração, no entanto, as baixas temperaturas podem significar uma dificuldade a mais para selecionar espécies. Para ajudar, a arquiteta e paisagista Caterina Poli traz dicas certeiras de plantas que se dão bem com o frio – as famosas “plantas de inverno“
1 – Alecrim
O alecrim é uma erva com aroma forte muito utilizada na decoração por trazer um cheiro agradável e tranquilizador. É uma planta indicada para o frio, já que aprecia a temperatura ambiente e gosta de luz solar direta sem excesso. Vale o recado de que a planta não deve ficar exposta a temperaturas muito baixas – como no caso de locais que esporadicamente passam por geadas.
2 – Lavanda
A Lavanda é uma planta de inverno muito querida por suas propriedades tranquilizantes que despertam a criatividade – não é à toa que boa parte dos óleos aromatizadores possuem o aroma dessa espécie. A lavanda costuma florescer no outono e no inverno, e é resistente a temperaturas mais frias, suportando inclusive geadas ocasionais.
3 – Hortência
Perfeitas para decorações delicadas e charmosas, as Hortênsias possuem coloração que varia entre azul e lilás. Elas são ótimas plantas de frio pois se dão bem com temperaturas amenas. Sua floração pode acontecer até sete meses depois do plantio.
4 – Babosa
A babosa é uma planta que vem se tornando mais popular a cada dia, seja para compor um jardim ou pela sua contribuição cosmética. Durante os dias mais frios, a babosa pode ser uma grande aliada para para purificar o ambiente. A vantagem de cultivar essa espécie durante o frio é que ela é bastante rústica e sobrevive a temperaturas de até 4ºC.
5 – Azaléia-Pink
A Azaléia-pink não só se adequa melhor às baixas temperaturas, como de fato é uma planta de frio, pois surge em diversas épocas do ano, mas especialmente nas estações mais frias. Trata-se de uma espécie muito versátil que se adapta a diferentes temperaturas e ambientes internos e externos.
Gostou? Conta pra nós!
Fonte: Casacor.abril.com.br