Se no mundo ocidental o fato de entrar em casa com sapatos não desperta grandes reflexões – a maioria das pessoas entra e ponto final –, no oriente essa história é bem diferente….

Não à toa, o Japão costuma ser um dos primeiros países que surgem à mente quando se fala sobre isso. Lá, o hábito de adentrar os lares com pés no chão é tão enraizado na cultura que até mesmo os hotéis costumam pedir que os hóspedes usem chinelos próprios para ambientes internos.

Segundo afirma a professora Leiko Matsubara Morales, do Curso de Língua e Literatura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, pesquisas indicam que esse costume deve existir desde o período Yayoi da era japonesa – cerca de 300 a.C. a 250 d.C.

Ela cita ainda o conceito secular de “kekkai”, que significa o ponto de divisão entre o mundo de pureza e da mácula: “É a linha de divisão entre esses dois mundos. Muitas ideias surgem disso, como dentro de casa sendo um espaço limpo e puro, enquanto fora de casa é visto como um espaço sujo”, diz a professora.

No budismo e no xintoísmo, muito praticados pelos nipônicos, o costume de tirar os sapatos também é levado aos templos, onde só se entra descalço.

Gostou de saber? Leia mais em CasaVogue