As especulações sobre o futuro são muitas vezes sombrias, mas, em seu 175º aniversário, o Instituto Smithsonian em Washington DC está apresentando uma grande visão de como o mundo poderia mudar radicalmente através de uma exposição “blockbuster” de tecnologia, design e arte.
A exposição “Futuros”, sediada no Edifício Arte + (AIB), irá preencher 32.000 metros quadrados do espaço com uma combinação de projetos reais sendo atualmente desenvolvidos, propostas de design do presente e do passado, e conceitos artísticos prescientes.
Rachel Goslin, diretora da Smithsonian AIB, chama a mostra de “Feira Mundial Contemporânea de Ideias”.
“Acho que é seguro dizer que é a única exposição da história onde você pode jogar um videogame com os olhos, conversar com um robô emotivo, visitar uma doceria do futuro e lavar sua roupa”, disse Goslin.
O Smithsonian é a maior rede de museus, centros de educação e pesquisa do mundo, e a curadora da exposição, Ashley Molese, aponta que a AIB estreou pela primeira vez muitos objetos históricos em exposição pública, incluindo a lâmpada, o telefone e os foguetes da nave espacial Apollo.
Agora, eles esperam continuar seu legado de inovação, explica ela.
“Temos tanta ajuda hoje em dia imaginando o que poderia dar errado no futuro”, disse ela. “Mas também precisamos de ajuda para imaginar o que poderia dar certo”.