De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no último semestre de 2021, houve aumento de 46,1% na venda de imóveis. O crescimento é comparado ao mesmo período de 2020, que já era positivo.
 
O vice-presidente comercial da Lyx Engenharia, Paulo Kucher, explica que desde o início da pandemia o cenário está favorável para o setor imobiliário. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) apontam que as vendas de imóveis cresceram 26,1% no ano passado, mesmo em meio à retração econômica.
 
Um dos principais indicadores desse crescimento foi a baixa na taxa de juros básica na economia brasileira, a Selic. Com a taxa mais baixa da história, fechando em 2% no último ano, os financiamentos imobiliários ficaram mais atrativos para aqueles que desejavam adquirir a casa própria ou que buscavam o mercado imobiliário para investir.
 
Kucher explica que, mesmo com o aumento gradual dos juros, a expectativa é otimista para o final deste ano e para o ano de 2022. É com base nessa tendência de crescimento que construtoras como a Lyx Engenharia fazem planos para o fim do ano e início do próximo.
 
Leia mais em MassaNews.