Embora não exista no mercado uma máquina tão qualificada quanto a inesquecível Rosie, do desenho animado Os Jetsons, o avanço tecnológico dos últimos anos levou ao surgimento de uma nova geração de robôs capazes de executar pequenas tarefas domésticas.

O exemplo mais recente é o Astro, apresentado há alguns dias pela americana Amazon. O aparelho, que ironicamente recebeu o nome do cachorro da família Jetson, possui sensores baseados em algoritmos que o tornam habilitado para aprender com a experiência, como se fosse um humano de verdade.

Graças a sua capacidade de desviar de obstáculos e ao seu conjunto de câme­ras, ele se movimenta livremente pela casa e consegue até transportar pequenos objetos de um canto a outro. Astro também é eficaz para monitorar ambientes.

Já o robô Handy, da Samsung, tem um dote extraordinário: ele lava louças, o que talvez elimine muitas das disputas domésticas. Por enquanto, a sul-coreana não fornece detalhes do dispositivo, mas sabe-se que, além de esvaziar a pia, Handy coloca vinho na taça, arruma a mesa após o jantar e dobra a roupa lavada.

Como não poderia deixar de ser, Elon Musk tem um projeto ambicioso na área. Trata-se do Tesla Bot, um humanoide dotado da mesma inteligência artificial embarcada nos carros autônomos da marca.

Leia mais em Veja.